Páginas

segunda-feira, 31 de maio de 2010

[INFORMAÇÃO] - TODA A VERDADE SOBRE A MACONHA!


Quem tem acesso à revista Superinteressante, já deve ter conferido a edição da revista que trazia logo na capa a matéria "A VERDADE SOBRE A MACONHA" , que rendeu várias páginas de muuita informação. Hoje eu peguei a super reportagem e pesquei as 'melhores' partes, vale a pena ler :)

"A PROIBIÇÃO DA CANNABIS PODE TER MAIS A VER COM INTERESSES MORAIS, POLÍTICOS E ECONÔMICOS DO QUE COM ARGUMENTOS CIENTÍFICOS!"

"Por que a maconha é proibida? Porque faz mal à saúde! Então o BACON deveria ser proibido ? E o sal ? E o cigarro ? E as anfetaminas? NENHUM RISCO SÉRIO FOI COMPROVADO COM O USO ESPORÁDICO DA MACONHA.

Então podemos concluir que: Se ela realmente não causa danos sérios, questões morais, políticas e econômicas impedem sua legalização no país. E é um absurdo também que haja questões de preconceito à mexicanos, no passado. UM ABSURDO! "Maconha não é de Deus, logo, é errado." Realmente eles acreditam que não, POIS NÃO ACEITAM A IDÉIA DE PRAZER SEM MERECIMENTO. (Clássico caso da masturbação, só falta virar ilegal também! rs)

INTRODUÇÃO - Mesmo com a ilegalização da maconha, pouca gente sabia que ela era usada em segredo na composição de xaropes à remédios para insônia. O preconceito surgiu porque americanos "inventaram" o boato de que a planta causava poderes, força extra-humana nos mexicanos (que usavam a cannabis desde o princípio). Logo depois a droga foi muito usada por cantores de Jazz, que afirmavam ficarem mais criativos depois de dar um tapa.

De acordo com Wálter Maierovitch, especialista de tráfico de entorpecentes, "a maconha foi proibida por interesses econômicos , especialmente para abrir o comércio de fibras naturais do náilon", que como sabemos, tinha um grande concorrente, o cânhamo (maconha).

A lei da proibição do uso e cultivo da Cannabis sativa entrou em vigor em 1937, com a ajuda de William Hearts, famoso dono de uma empresa de jornais. Os deputados concordaram com a proibição sem levar em conta pesquisas que asseguravam que a maconha era segura. E logo foi proibida não somente a droga, mas a planta também. PODEMOS VER QUE O HOMEM TOMOU O DIREITO DA PLANTA DE ESPÉCIE CANNABIS SATIVA DE EXISTIR.

PROIBIÇÃO + ESTADOS UNIDOS -

A proibição foi virando uma espécie de controle internacional pelos EUA. Em 1961, a ONU determinou que as drogas faziam mal a saúde, e deveriam ser exterminadas, portanto eram necessárias ações coordenadas e universais para reprimir o uso. ''Isso abriu espaço para intervenções militares americanas.Virou um pretexto oportuno para que os americanos pudessem entrar em outros países e exercer seus interesses econômicos". diz Maierovitch.
Em 1962, John Kennedy pediu a formação de um grupo de pesquisadores formados para analisar os efeitos da maconha, e foi concluído que os riscos divulgados estavam sendo exagerados realmente.

MACONHA FAZ MAL À SAÚDE ? -

É óbvio que tudo se usado em excesso faz mal. Em relação à maconha, podemos concluir que faz muito pouco, e só oferece risco se o uso for contínuo ( vários baseados por dia, por mais de 15 anos). O interessante é saber que ela é menos prejudicial do que o álcool.
Foi comprovado que o uso mesmo que frequente, não leva a degeneração física, mental ou moral.

MACONHA + VIOLÊNCIA ? -

"Em 1976, a Holanda decidiu parar de prender usuários de maconha desde que eles comprassem a droga em cafés autorizados. Resultado: O índice de usuários continua comparável ao de outros países da Europa."
Essa idéia de que maconheiro é bandido, ladrão, é puro preconceito feito por ignorantes!

MALES DA MACONHA: MITO OU VERDADE ? -

Foram espalhados diversos mitos sobre a maconha, e muita gente desconhece de alguma prova científica delas. Esclarescemos aqui os mais comuns:
CÂNCER - "Não foi comprovada nenhuma relação direta entre fumar maconha e câncer de pulmão, traquéia , boca e outros associados ao cigarro". Aliás, a composição do cigarro para a maconha é a mesma, a diferença é seu PRINCÍPIO ATIVO. No cigarro é a NICOTINA e na maconha, o THC. A Nicotina é mais prejudicial.
O Cãncer de pulmão geralmente é causado pelo fumo de cigarro prolongado. E boa parte dos maconheiros fuma muito menos ou para por vontade própria, depois dos 30 anos.
DEPENDÊNCIA -Já entrou numa clínica para dependentes? Em média apenas 9% estão lá por conta da Cannabis. "Dependência de maconha não é problema da substância, mas sim da pessoa." afirma o psiquiatra Dartiu Xavier. Em geral o dependente é jovem, muito ansioso e depressivo, perfil que é porta de entrada para qualquer outro vício, seja ele em internet ou sexo.
DANOS CEREBRÁIS - "Maconha mata neurônios." É PURO MITO!!! Comprovado cientificamente, até mesmo quando se eram utilizados kilos e kilos de cannabis em ratinhos minúsculos! O que foi comrpovado é que quando uma pessoa fuma, ela fica com a memória de curto prazo afetada, mas isso volta ao normal se o usuário ficar sem fumar. Em comparação com o álcool, a maconha leva vantagem, já que os danos cerebráis causados pelo álcool são irreparáveis e bem mais graves.
CORAÇÃO - O uso da maconha dilata os vasos sanguíneos e acelera os batimentos cardíacos. Não oferece risco a pessoas normais, apenas as que já possuem problemas no coração.
INFERTILIDADE - O usuário frequente tem o número de espermatozóides reduzidos apenas durante o "barato". Logo depois o número volta ao normal, e não existe relação com inpotência.
GRAVIDEZ - As pesquisas mostraram que o efeito abortivo varia de pessoa para pessoa. Mas é claro que da mesma forma que o álcool ou a tintura de cabelos, é melhor evitar seu uso.

ENTÃO A MACONHA FAZ BEM ? -

Impossível responder, afinal cada organismo opera de modo diferente. o uso medicinal da Cannabis sativa é tão antigo quanto o surgimento da mesma. Depois de muitas pesquisas, foram comprovados os benefícios para os seguintes casos:
CÂNCER - Isso mesmo! Pacientes submetidos à quimioterapia muitas vezes tem náuseas, e são tão fortes que chegam a preferir a doeça do que o tratamento. Existem medicamentos para isso, porém possuem muitas falhas. Ao contrário da maconha, que o resultado de satisfaçao foi de 100% ! "Eu não gostava do 'efeito colateral' que era o borrão mental. mas a alegria cristalina de não ter náuseas é meu maior incentido em todos meus anos de quimio." diz Gould , portador de câncer.
AIDS - Sim, o bicho de sete-cabeças! Todos sabemos que a maconha dá fome ( infelizmente, tudo tem seu lado ruim, engorda :/). Nenhum remédio é tão eficiente para restaurar o peso dos portadores de HIV quanto a maconha. E isso prolonga a vida!
ESCLEROSE MÚLTIPLA - Essa doença é dolorosa e fatal. O doente sente fortes espasmos musculares , muita dor e mau-funcionamento dos rins e bexiga. A maconha alivia TODOS os sintomas, mas ninguém entende o motivo desse progresso do sistema imunológico.
GLAUCOMA - O aumento de pressão ocular que pode acabar levando até mesmo à cegueira. A maconha baixa a pressão do olho. Existem vários colírios feitos com base de maconha, que atuam diretamente no olho, sem afetar o cérebro.
ANSIEDADE - Maconha é um remédio leve e não-agressivo contra ansiedade. Existem muitos relatos no sucesso de tratamentos de depressão e insônia também.

MACONHA COMBATENDO A DEPENDÊNCIA ? COMO ASSIM ?

ESSE É UM TÓPICO QUE PEÇO ATENÇÃO, POIS É A PARTE MAIS INTERESSANTE NA MINHA OPINIÃO, E QUE POUCAS PESSOAS SABEM.
Dois psiquiatras brasileiros fizeram uma experiência um tanto quanto INTERESSANTE E DIFERENTE: incentivaram dependentes de crack a fumar maconha no processo de largar o vício. RESULTADO: 68% DELES ABANDONARAM O CRACK, E DEPOIS PARARAM ESPONTÂNEAMENTE COM A MACONHA! Depois dessa experiência, os pesquisadores tinham algumas outras em mente, mas estão com problemas financeiros. Dificilmente um órgão público investirá num trabalho que traz os benefícios da maconha.

MACONHA E SEU USO AAAAAAANTIGO - Você pode achar no livro Pen-T's ao China ( a 1° farmaclopéia feita, que reúne fórmulas e receitas médicas) que o uso da maconha é indicado desde 2000 anos atrás para prisão-de-ventre, malária, reumatismo e cólicas menstruais.

MACONHA GOOLD *O* - "Para os budistas da tradição Mahavana, Buda passou seis anos comendo apenas uma semente de maconha por dia. Sua iluminação teria sido atingida após esse período de quase-jejum". Favor não tentar virar Buda em casa, agradecemos.

MACONHA: FATO INTERESSANTE -" O fato é que na renascença, a maconha se transformou no principal produto agrícola da Europa. E acima de tudo, a planta teve grande participação na mudança mental que ocorreu no séc XV. Os primeiros livros depois da revolução de Gutemberg foram impressos em papel de cânhamo. As pinturas dos gênios da arte eram feitas em telas de cânhamo. E as grandes navegações foram impulsionadas por velas de cânhamo, segundo Rowan Robinson, havia 80 toneladas de cânhamo, contando as velas, no navio de Cristóvão Colombo, em 1496. Ou seja, a América foi descoberta graças a maconha."

A MACONHA NA ATUALIDADE -

Como todos sabemos, a Cannabis é proibida em grande parte do mundo. Mas na década de 70, a Holanda começou a tolerá-la, e seguindo seus passos de descriminalização, outros países como Itália e Espanha já toleravam pequenas quantidades da erva. O Reino Unido segue neste rumo, criando projetos de lei sobre o assunto.

---------- FUTURO: LEGALIZA BRASIL! ---------------

"Há possibilidade de uma mudança de tratamento à maconha? No Brasil, não é facil." diz Maierovitch.
No difícil caso de legalização da compra e venda, haveriam 2 modelos possíveis que seriam:
- O monopólio estatal, com o governo plantando e fornecendo a erva.
-O governo estabelecer as regras como composição química, proibição para -18 anos, cobrar impostos e a iniciativa provada assumir o lucrativo negócio.

BEM, É ISSO. ESPERO QUE SUAS DÚVIDAS TENHAM SIDO RESOLVIDAS, LOGO MENOS TEM POSTS QUENTES PRA VOCÊ AQUI NO ATITUDE GANJA, SIGAM NOSSO TWITTER @ATITUDEGANJA :D

Fonte: revista Superinteressante

3 comentários: